terça-feira, 10 de abril de 2012

Buracos Negros

 

O nascimento de um buraco negro começa a partir de uma estrela ,Embora não sejam seres vivos, cada uma tem um ciclo que vai do seu nascimento, envolta numa nuvem de gás como um recém-nascido ainda molhado pela placenta da mãe; passa pela maturidade, que na Astronomia recebe o nome de “seqüência principal”, e por fim chega à morte, a extinção de seu brilho.

Cada estrela tem um ciclo parecido, mas a duração e o modo como morrem pode variar bastante (assim como os seres vivos!). Diz-se que uma entre cada cem estrelas que chegam ao seu último momento de existência faz de seu “canto de cisne” um evento formidável. Elas explodem violentamente difundindo de uma só vez energia equivalente a um bilhão de sóis e se fazem notar entre as estrelas de toda a galáxia. São as supernovas.Após a explosão das supernovas de grande massa, pensa-se que o núcleo da estrela original seria capaz de se contrair, sob ação da força de gravidade, até se transformar num buraco negro.

No interior de um buraco negro a concentração de matéria é tão grande que nada pode escapar. Nem mesmo a luz (daí porque é chamado “negro”) que é um tipo de radiação, formada por partículas chamadas fótons.

Os buracos negros são uma das mais importantes descobertas científicas de todo o século XX. Em seu interior as leis que regem o Universo parecem desmoronar-se, junto com nossos conceitos sobre tempo e espaço. O inexplicável, o desconhecido reside nas entranhas desse monstro, capaz de alimentar-se de outras estrelas e, para alguns, acabar por engolir todo o nosso sistema solar e até mesmo o Universo.


Mesmo sendo invisível, sua presença é palpável. A matéria adicionada em um disco ao redor de um buraco negro emite raios X – e foi assim que sua existência foi confirmada. Uma fonte denominada Cygnus X-1, na constelação de Cisne, foi provavelmente o primeiro buraco negro descoberto pelos astrônomos, em 1971.
Mas se as lua orbitam em volta dos planetas , e os planetas orbitam em volta de uma estrela , a estrela orbita em volta do que ? Os cientistas acham que as estrelas da via - láctea orbita em volta de um super buraco - negro milhões de vezes mais massivo que o Sol. Ou então vários de menor massa.
Share:

Um comentário:

  1. Na minha teoria o buraco negro não passa de um aglomerado de anti matéria que ao entrar em contato com um planeta ou uma estrela simplesmente se anulam e causa a ilusão de estar sugando o mesmo

    ResponderExcluir

© Pesquisa OVNI - Ciência é Aqui ! All rights reserved | Theme Designed by Blogger Templates